• Doris Friedmann

Rosh Hashana (Ano novo Judaico)


A cultura judaica está intimamente ligada a sua culinária. Todas as comemorações, além de suas origens históricas ou tradicionais, estão também ligadas à comida e tem seus pratos típicos.


Para os judeus, o ROSH HASHANÁ é o começo do Ano-Novo (cabeça do ano) e marca o início do Ano Judaico. Celebra-se por dois dias, sempre começando na véspera do primeiro dia com um jantar especial. São dias de orações, reflexão e arrependimento esperando que assim seu nome seja inscrito no livro dos justos. Desde a antiguidade, estipulou-se que a celebração de Rosh Hashaná duraria 2 dias, pois no passado não havia certeza do dia específico (1° dia do 7° mês), em função de ser uma festa da lua nova.


Os alimentos especiais preparados para a festividade são escolhidos baseados num simbolismo de positividade, com desejos de boa sorte. Faz parte do ritual comer maçã com mel, para que o ano seja doce, Chalah redonda recheada com passas, que simboliza a continuidade e o ciclo da vida que se renova a cada ano, peixe, que é o símbolo de fertilidade, e a cenoura (imitando uma moeda) em rodelas encima do peixe significando a prosperidade, fortuna.

Os mais devotos costumam comer romã, porque esta fruta é tida como a fruta da terra de Israel e porque acredita-se possuir 613 sementes, o mesmo número dos mandamentos que devemos seguir de acordo com a religião judaica.

Chala Redonda

Na realidade as comidas devem ter uma conotação doce, nada amargo ou azedo deveria ser comido neste dia. A cozinha deve nos trazer lembranças e sabores familiares.


É o início de um período de introspecção e meditação de dez dias que acaba no primeiro dia de Yom Kipur (dia do perdão) onde é feito um dia de jejum para reflexão e arrependimento dos pecados cometi dos durante o ano. Este ano comemoramos o ano novo judaico no dia 10 de setembro de 2018 que corresponde no calendário judaico ao ano 5779.


A Doris Gastronomia e Eventos possui uma estrutura preparada para atender a demanda de eventos e pedidos em Rosh Hashaná, com todos os pratos típicos para auxiliar nesta data tão importante.

Não deixe para última hora! Aceitaremos pedidos até o dia 03 de Setembro de 2018. 


Este ano estamos inaugurando a nossa loja virtual. Estamos concedendo um desconto de 10% para os pedidos feitos online e pagos antecipadamente até o dia 19 de Agosto de 2018.


Acesse agora mesmo o nosso site ou ligue para fazer o seu pedido (11) 3628-1693.

137 visualizações